INTRANET  |   WEBMAIL (Zimbra / Google)  |  

Grupos de Pesquisa

Grupo de Química Analítica e Materiais de Referência


Histórico

O Grupo conta atualmente com 1 docente responsável, o qual orienta 5 alunos de mestrado e 2 de doutorado. Orienta, ainda, na área de Química Analítica, 2 alunos no mestrado interunidades (Materiais).

Infraestrutura

Linhas de Pesquisa

Ligas metálicas especiais: formulação e caracterização e aplicação.
Sensores quimicamente modificados: desenvolvimento e aplicações em voltametria e potenciometria.
Estudo de sensores modificados com biopolímero condutor (colágeno) e com biopolímero condutor (colágeno) funcionalizado com ligantes organicos seletivos.
Funcionalização de substratos inorgânicos (sílica-gel, sílica amorfa e aluminas) com ligantes orgânicos: desenvolvimento, caracterização e aplicação dos materiais funcionalizados.
Estudo e desenvolvimento de sistemas de poliuretano derivado da reação de diisocianatos com vários polióis, estudo de materiais para aplicação como revestimento sólido, caracterização e especificação de produtos de reação com cura pela água.
Estudo de dissolução eletroquímica e potencial controlado e análise por ICP-AES empregando técnicas em fluxo, para aplicação em análise de aços especiais na especiação química de carbetos, nitretos e carbonitreto de elementos de micro-liga (titânio, nióbio e vanádio) em aços especiais. Aplicações em controle de qualidade “on-line” de processos de produção de aços especiais, especialmente aços de alta resistência e baixa liga.
Desenvolvimento de substâncias de referência (substâncias-padrão certificadas, de acordo com a norma ISO-9.000) para aplicação em controle de qualidade de processos industriais.
Estudo de ligas metálicas especiais como sensores de acidez: desenvolvimento e sensores para monitoração de pH e aplicação de sensores de acidez em meio não aquoso, especialmente visando o controle “on-line” de processos de síntese, como por exemplo na linha do PET (polietilenotereftalato) e no controle do processo de esterificação do ácido tereftálico.
Estudo de materiais empregados como fito-protetores e fito-estimuladores em agricultura orgânica.

Técnicas Empregadas

Espectrofotometria (UV-Vis. E FT-IT)
ESR
XRF
XRD
ICP-EAS
Métodos eletroquímicos analíticos: voltametria, potenciometria, coulometria de impedância

Grupo

Grupo de Química Analítica e Materiais de Referência - GQAMR Página do Grupo

Integrantes