Grupos de Pesquisa

Grupo de Cristalografia


Histórico

O Grupo de Cristalografia tem sido atuante na área de Química Estrutural desde a época da criação do antigo IFQSC. Conta com 2 docentes, 2 técnicos e vários alunos de pós-graduação e de iniciação científica. O Grupo desenvolve atividades de pesquisas voltadas principalmente para o entendimento das propriedades dos compostos com base nas suas características estruturais, com publicações em periódicos internacionais e constante participação em congressos nacionais e internacionais. Paralelamente, há um empenho na formação de recursos humanos. O Grupo tem convênios com pesquisadores de várias universidades brasileiras e com importantes centros de pesquisa no exterior.

Infraestrutura

O Grupo conta com um difratômetro automático Enraf-Nonius, Modelo CAD-4 e moderno sistema de computação, além de difratômetro de pó e espectrômetro de fluorescência de raios X.

Linhas de Pesquisa

1- Determinação de Estrutura Cristalina e Molecular

O pleno entendimento das propriedades dos vários compostos só é possível quando as suas características estruturais são bem conhecidas. Para tanto, a difração de raios-X por monocristais se destaca como um método potente e preciso. Estão sendo determinadas as estruturas moleculares de produtos orgânicos naturais e sintéticos, de compostos inorgânicos e de coordenação.

2- Caracterização de Materiais Policristalinos

Materiais sólidos em geral cristalizam, mas frequentemente\é muito difícil a obtenção de monocristais e a difração de raios-X por pó cristalino torna-se o mais importante método de caracterização dos mesmos. Materiais policristalinos como zeólitas, cerâmicas e ligas metálicas, são caracterizados por difração de raios-X dentro de projetos desenvolvidos em conjunto com outros grupos de pesquisa. O Grupo conta com um difratômetro automático para pó da marca Carl Zeiss, Modelo URD-6, fornos, microscópios óticos e um pequeno laboratório de preparação química.


3- Fluorescência de Raios-X.

A análise de materiais através de fluorescência de raios-X, destaca-se por ser um método não destrutivo e fornece excelentes resultados de cunho qualitativo para elementos químicos com número atômico maior do que 10.

Técnicas Empregadas

Difração de raios-X por monocristais. Difração de raios-X por amostras policristalinas. Fluorescência de raios-X.

Grupo

Grupo de Cristalografia - CRISTAL Página do Grupo

Integrantes